quarta-feira, 11 de abril de 2012
THANKS DR. MARSHALL, THE LORD OF LOUD !
Por Luigi Russo
Na primeira semana de Abril de 2012, aos 88 anos, Jim Marshall nos deixou.
Jim Marshall, era um londrino nascido em 1923, que se manteve um fã de charutos cubanos Montecristo e Whishy escocês até seus 70 anos e tinha como sempre, uma bateria em seu escritório.
Nos anos 60, este professor de bateria, ganhou o apelido de "Pai do Barulho", mas seu apelido não tinha conexão com suas aulas.
Seu nome virou sinônimo de peso, distorção (saturação) cristalina e confusão com vizinhos.
Ele espalhou pelo mundo através de válvulas e alto falantes, as idéias e criações de Eric Clapton, Jimmy Page, Pete Townshend, Jimi Hendrix e Slash entre outros músicos, que usaram os amplificadores Marshall para transportar em alto volume para esta dimensão, o que saía de suas cabeças, mãos e guitarras. Lemmy, o lendário baixista e vocalista do Motorhead, toca o "mais alto" baixo do mundo, plugado em seu Stack Marshall Signature.
Ao criar os amplificadores Marshall, tornou-se um dos pilares juntamente com Leo Fender, Les Paul e Orville Gibson, daquilo que entra em nossas veias como agulha, que conhecemos como Rock'n'Roll.
Por saber que cada músico é um ser humano único, com personalidade e gosto únicos, não pensava somente em precisão musical, mas também em timbres pessoais.
Disse Slash: " Jim agradava todos os seus clientes como se fossem de sua família. Ele faria o que fosse preciso para ter certeza que um artista ficasse completamente satisfeito e ele se certificou de que sua equipe fizesse o mesmo. Dava total importância à qualidade e ao atendimento aos seus clientes. Ele não só criou o mais alto, eficaz e brilhante amplificador do rock n roll, como ele foi um homem carinhoso, um pai de família trabalhador que permaneceu fiel à sua integridade até o fim. Sua ética de trabalho era inigualável assim como sua paixão.
Os amplificadores Marshall são um dos mais resistentes, uma das marcas mais icônicas da música contemporânea e sempre estiveram atrás dos grandes guitarristas do rock desde o início.
Esta indústria, provavelmente nunca verá os gostos de Jim novamente. Mas seu legado viverá para sempre".
Disse Jim Marshall: "A história da Marshall Amplification começou em Londres, Inglaterra, no ano de 1962. Era lá que eu tinha uma loja de instrumentos musicais e dava aulas de bateria. Como você sabe, lojas de instrumentos não são apenas um lugar onde músicos testam e compram instrumentos, mas também um lugar onde músicos vão para bater papo e passar o dia com os amigos. Nesse aspecto, a loja Marshall não era diferente de nenhuma outra loja de instrumentos. Conforme os bateristas vinham à minha loja, começaram a vir os guitarristas. E esses guitarristas conversaram comigo sobre o que procuravam em uma guitarra e, principalmente, o que esperavam e queriam em um amplificador de guitarra e recursos que não podiam ser encontrados em nenhum amplificador na época. E foi a partir dessas conversas que eu embarquei no ramo de fabricação de amplificadores. Um ramo que gosto ainda hoje, tanto quanto gostava quando comecei."
No início dos anos 60, o primeiro amplificador foi feito. Mas Marshall rejeitou as cinco primeiras tentativas. Contratou um engenheiro de uma gravadora para ajudá-lo a construir protótipos de amplificadores.
Ficou feliz com o som da sexta tentativa e recebeu 23 encomendas para o novo equipamento apenas no primeiro dia. Nascia assim em 1962, a Marshall Amplification.
Sua empresa era sediada em uma pequena fábrica perto de Milton Keynes, norte de Londres e
Marshall tinha orgulho de não levar a produção para fora da Inglaterra para diminuir custos.
Ele foi condecorado pela Rainha Elizabeth 2ª, como Oficial da Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à indústria da música e à caridade. Sir Marshall doôu milhões de libras para causas nobres, entre elas estão o Royal National Orthopaedic Hospital, em Stanmore, onde ele teria sido tratado de tuberculose quando era criança.
Escapou da tuberculose quando criança, mas foi levado pelo câncer aos 88.
Infelizmente, ele nos deixa no mesmo ano em que a Marshall Amps completa 50 anos.
Marshall Amps faz 50 anos mas com corpinho de 17.
Jim Marshall foi um homem antenado na alavanca que muda o mundo, o ser humano e seus desejos.
Ao senhor, uma homenagem de quem gosta boa música, tocada bem alta, LOUD FUCKING MUSIC!
Rest In Peace, Sir Marshall. And thank you very much, Professor Marshall!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!