Em 1892, Mr. Jack Daniel, empresário de sucesso, abriu em um imóvel próprio no centro de Lynchburg, Tennessee, seu bar chamado "White Rabbit".
Este foi o primeiro lugar a vender o whiskey Old Nº7, produzido por Mr. Daniel's desde 1876, que é hoje o mais famoso do mundo. Antes entregue nas vizinhanças em pequenos caminhões, hoje espalhado pelas lojas de bebida do planeta.
Jack Daniel's Silver Cornet Band |
Mas o bar foi fechado durante os anos 20, com a introdução da Lei Seca nos Estados Unidos.
Em setembro de 2012, 120 anos depois da abertura do White Rabbit, foi lançado o whiskey Jack Daniel's White Rabit Saloon, como parte do mês comemorativo de nascimento de Mr. Jack (não se conhece o dia certo, apenas se sabe que foi em setembro).
Este lançamento com edição limitada, tem suas garrafas numeradas e está a venda no Tennessee e em poucos mercados selecionados no mundo.
Agora em dezembro, homenageando antecipadamente o centenário de nascimento de Frank Sinatra, será lançado em Las Vegas, o Jack Daniel's Sinatra Select.
Durante 40 anos. Frank Sinatra começava seus shows propondo um brinde a seu público, erguendo um copo de Jack Old Nº7.
O whiskey Jack Daniel's era mais um integrante dos inseparáveis "goodfellows".
Sinatra se referia à sua bebida predileta como "Néctar dos Deuses".
A destilaria envelhece o Sinatra Select em "Barrís Sinatra", que têm sulcos esculpidos em seu interior, para liberar o espírito da madeira, lhe dando um sabor de carvalho e especiarias, muito encorpado mas com final suave de baunilha.
A esguia garrafa de 1 litro, vem dentro de uma caixa de madeira com sulcos, imitando o interior do barril de maturação, acompanhada de um livro e tem tanto na caixa quanto no rótulo, um toque da cor laranja, a preferida de Sinatra que sempre tinha com ele um lenço desta cor.
Esta belezura é feita em edição limitada, tem preço sugerido a U$ 150,00 e será comercializada na destilaria, sendo que a partir de janeiro, será também encontrada em 200 free shops pelo mundo.
Também em dezembro de 2012, será lançado pela destilaria um whiskey transparente.
Isso mesmo, transparente! Mas engana-se quem acha que este tipo de bebida, é um novo produto no mercado.
Voltando no tempo, o governo americano, logo após a guerra da independência, instituiu um imposto sobre fabricação de destilados chamado "Liquor Tax".
Os antigos colonos e "novos" americanos, se sentiram traídos por darem a vida de seus filhos, e tudo mais que se perde quando se está envolvido em uma guerra e ainda terem que pagar,h por algo que consideravam um direito legítimo.
Assim também nasceu a aversão americana ao governo controlando a vida do cidadão.
Passaram então a ir para as matas e montanhas, principalmente do Sul, para fazer seu whiskey e assim escapar da polícia. Como sempre trabalhavam à noite, à luz do luar, este controvertido produto passou a ser conhecido como Moonshine.
Durante a lei seca americana que proíbia fabricação, importação, distribuição, venda e consumo de bebidas alcóolicas, que durou de 1919 a 1931, o "MOONSHINE" ou "WHITE DOG" como também era conhecido, voltou com força total.
Pelas montanhas, encontrava-se desde pequena produção caseira a grandes produções, tanto a céu aberto como em cavernas ou escondidas em túneis escavados nas montanhas, com entradas disfarçadas.
Com um olho no gato e outro no peixe... |
Negócio de família... |
Pausa para o "cafezinho"... |
Entrada pelo chiqueiro, boa essa... |
Como a demanda era muito superior à produção, a bebida era destilada, engarrafada e vendida, e às vezes apenas armazenada em tonéis de madeira, mas sem tempo para envelhecimento.
Daí os apelidos "Moonshine", por ser feita à luz do luar e "White Dog", pela cor e por ser um companheiro fiel...
Quer dizer que o "novo" produto da Jack Daniel's, não se trata de uma invencionice descabida, mas sim de um tícket, uma passagem para uma viagem no tempo.
Esta bebida é feita com uma combinação de 70 % de centeio ( 19% acima do mínimo legal de um whiskey de centeio ) 18% de milho e 12% de cevada maltada e filtrada com os famosos carvões de Mapple Tree, num processo chamado "Charcoal Mellowing". Este lento processo suaviza a bebida e dá a cara deste néctar dos deuses, chamado Jack Daniel's.
Como o rótulo já diz, não é envelhecido e não vê nem cor nem cheiro de barrís, mas tem aroma doce e frutado.
Será comercializado em dezembro na destilaria e a partir de janeiro no resto dos EUA, com preço sugerido de U$ 50,00.
O problema que vi nesta "novidade" é que mesmo com aquelas belas cores do Old Nº 7, do Single Barrel, do Silver e do Gentleman, nem vejo o quanto bebo, transparente então...
Nossa homenagem ao grande companheiro, o bom e velho Jack...
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TANKS JACK !
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DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!