sábado, 1 de dezembro de 2012

JACK DANIEL'S FOR ALL TASTES

TODOS OS TONS DA NOSSA PREFERÊNCIA

Em 1892, Mr. Jack Daniel, empresário de sucesso, abriu em um imóvel próprio no centro de Lynchburg, Tennessee, seu bar chamado "White Rabbit".




Este foi o primeiro lugar a vender o whiskey Old Nº7, produzido por Mr. Daniel's desde 1876, que é hoje o mais famoso do mundo. Antes entregue nas vizinhanças em pequenos caminhões, hoje espalhado pelas lojas de bebida do planeta.




Visionário, seu proprietário oferecia à sua clientela não só uma bebida de alta qualidade, mas também um espaço de congraçamento, animado com banda tocando música ao vivo.


Jack Daniel's Silver Cornet Band


Mas o bar foi fechado durante os anos 20, com a introdução da Lei Seca nos Estados Unidos.




Em setembro de 2012, 120 anos depois da abertura do White Rabbit, foi lançado o whiskey Jack Daniel's White Rabit Saloon, como parte do mês comemorativo de nascimento de Mr. Jack (não se conhece o dia certo, apenas se sabe que foi em setembro).




Este lançamento com edição limitada, tem suas garrafas numeradas e está a venda no Tennessee e em poucos mercados selecionados no mundo.





Agora em dezembro, homenageando antecipadamente o centenário de nascimento de Frank Sinatra, será lançado em Las Vegas, o Jack Daniel's Sinatra Select.
Durante 40 anos. Frank Sinatra começava seus shows propondo um brinde a seu público, erguendo um copo de Jack Old Nº7.
O whiskey Jack Daniel's era mais um integrante dos inseparáveis "goodfellows".



                              Sinatra se referia à sua bebida predileta como "Néctar dos Deuses".



A destilaria envelhece o Sinatra Select em "Barrís Sinatra", que têm sulcos esculpidos em seu interior, para liberar o espírito da madeira, lhe dando um sabor de carvalho e especiarias, muito encorpado mas com final suave de baunilha.
A esguia garrafa de 1 litro, vem dentro de uma caixa de madeira com sulcos, imitando o interior do barril de maturação, acompanhada de um livro e tem tanto na caixa quanto no rótulo, um toque da cor laranja, a preferida de Sinatra que sempre tinha com ele um lenço desta cor.


 
 
 Esta belezura é feita em edição limitada, tem preço sugerido a U$ 150,00 e será comercializada na destilaria, sendo que a partir de janeiro, será também encontrada em 200 free shops pelo mundo. 




Também em dezembro de 2012, será lançado pela destilaria um whiskey transparente.
Isso mesmo, transparente! Mas engana-se quem acha que este tipo de bebida, é um novo produto no mercado.

Voltando no tempo, o governo americano, logo após a guerra da independência, instituiu um imposto sobre fabricação de destilados chamado "Liquor Tax".
Os antigos colonos e "novos" americanos, se sentiram traídos por darem a vida de seus filhos, e tudo mais que se perde quando se está envolvido em uma guerra e ainda terem que pagar,h por algo que consideravam um direito legítimo.

Assim também nasceu a aversão americana ao governo controlando a vida do cidadão.

Passaram então a ir para as matas e montanhas, principalmente do Sul, para fazer seu whiskey e assim escapar da polícia. Como sempre trabalhavam à noite, à luz do luar, este controvertido produto passou a ser conhecido como Moonshine.

Durante a lei seca americana que proíbia fabricação, importação, distribuição, venda e consumo de bebidas alcóolicas, que durou de 1919 a 1931, o "MOONSHINE" ou "WHITE DOG" como também era conhecido, voltou com força total.




Pelas montanhas, encontrava-se desde pequena produção caseira a grandes produções, tanto a céu aberto como em cavernas ou escondidas em túneis escavados nas montanhas, com entradas disfarçadas.


Com um olho no gato e outro no peixe...


 Negócio de família...
                                                    

Pausa para o "cafezinho"...
                                                        

 Entrada pelo chiqueiro, boa essa...
                                                   

Como a demanda era muito superior à produção, a bebida era destilada, engarrafada e vendida, e às vezes apenas armazenada em tonéis de madeira, mas sem tempo para envelhecimento.
Daí os apelidos "Moonshine", por ser feita à luz do luar e "White Dog", pela cor e por ser um companheiro fiel...
Quer dizer que o "novo" produto da Jack Daniel's, não se trata de uma invencionice descabida, mas sim de um tícket, uma passagem para uma viagem no tempo.




  Esta bebida é feita com uma combinação de 70 % de centeio ( 19% acima do mínimo legal de um whiskey de centeio ) 18% de milho e 12% de cevada maltada e filtrada com os famosos carvões de Mapple Tree, num processo chamado "Charcoal Mellowing". Este lento processo suaviza a bebida e dá a cara deste néctar dos deuses, chamado Jack Daniel's.




Como o rótulo já diz, não é envelhecido e não vê nem cor nem cheiro de barrís, mas tem aroma doce e frutado.

Será comercializado em dezembro na destilaria e a partir de janeiro no resto dos EUA, com preço sugerido de U$ 50,00.

O problema que vi nesta "novidade" é que mesmo com aquelas belas cores do Old Nº 7, do Single Barrel, do Silver e do Gentleman, nem vejo o quanto bebo, transparente então...



Nossa homenagem ao grande companheiro, o bom e velho Jack...

T-Shirt feminina JACK CRASH da linha GROOVE LIMITED EDITION


T-Shirt masculina JACK CRASH da linha GROOVE LIMITED EDITION


Ímã Gigante Laminado 30x45cm  JACK CRASH da linha GROOVE "IN HOME"

                                                                                   TANKS JACK !


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