sábado, 1 de dezembro de 2012

SONS OF THE SOUTH, LIKE JACK DANIEL'S

Os irlandeses e escoceses que se desentenderam com a Coroa Britânica, entre outras coisas, por não concordarem com a implantação de impostos, cobrados sobre a fabricação caseira de bebidas alcóolicas, abandonaram sua terra natal e foram para a América no século XVIII, em busca de liberdade.
Muitos deles se instalaram na costa leste, ponto de chegada no novo país e muitos outros, foram para o sul.
No sul de solo fértil, em torno do Rio Mississipi, estavam as fazendas de algodão e tabaco, que tinham como trabalhadores, mão de obra escrava, trazida do continente Africano.

Como passatempo e uma forma de ligação com sua terra natal, os europeus tinham sua música Folk, sua música regional, que era carregada de características medieváis, herdadas de seus antepassados .



                                                                                  Muito boa essa !!!

Por outro lado, os africanos, para espantar a saudade da terra natal e fazer o tempo passar mais rápido, enquanto trabalhavam muito pesado no campo, cantavam.
Eram letras simples que falavam de coisas típicas do cotidiano, como amor, religião, sexo e trabalho. Algumas destas músicas também serviam como um código entre eles, para indicar estratégias e rotas de fuga, como o caso de Wade in the Water, que indicava aos escravos que a melhor rota de fuga seria pela água.





Deste lamento de tristeza, sofrimento, saudade, do peso da vida, nasceu o Blues.



Robert Johnson. Dizia-se que ele vendera a alma para o diabo, numa encruzilhada para ser o melhor.
Verdade ou não, conta Eric Clapton, que ele e Keith Richards, passaram dias tentando tirar os 2 violões que escutavam, numa gravação de Johnson, feita em 1936 (nesta época não havia mixagem, a gravação era feita em uma tomada única). Até constatarem não haver 2 violões, mas apenas ele, fazendo o som de 2 violões, tocando de forma magistral.

Como diz o título da música de Muddy Waters, "Rollin' Stone", a música como um todo, é uma pedra rolando, que afeta o que encontra no caminho.
Talvés antes de haver qualquer sinal de identificação entre estes povos, os primeiros passos nesta direção, tenham sido dados sobre uma ponte construída pela música.

E da fusão de músicas tão diferentes, mas que vinham da alma, nasceu o Rock'N'Roll.

Este post é um ato de agradecimento a este bravo povo sulista.

 

                George Clooney, John Turturro & Tim Blake Nelson em "O Brother, Where Art Thou?"
                                                             


                                                                         O mestre Sonny Boy Williamson



                                                            The Allman Brothers, ainda com Duane Allman



               Howlin Wolf com sua "bandinha de apoio": Eric Clapton, Steve Winwood, Bill Wyman,
                                            Charlie Watts, Hubert Sumlin e Ian Stewart. Putz!



                                                                          The King! Como ele dizia: - Oh Boy !!!



                                                                                 Ike & Tina Turner.



    Ike foi o 1º a gravar "Rocket 88" em 1951, considerada a 1ª canção de Rock'N'Roll da história,
                                                              que faria sucesso depois, com Bill Harley.

Nesta época, Honky Tonks eram os espaços que estes músicos tinham para se apresentarem. Eram pequenos bares frequentados pela classe operária, com bebiba barata, música e mulheres. Eram também fonte de inspiração para suas composições, pois eram um micro-universo, onde de tudo acontecia.
Então os espetaculares músicos negros descobertos pelos donos de gravadoras, ao gravarem seus discos, batiam de frente com o mesmos obstáculo de sempre:  Discriminação racial.
Os donos das gravadoras, tinham em suas mãos, ouro puro, mas ninguém com dinheiro suficiente para comprá-lo.
Aí veio a grande idéia para burlar o preconceito, (até parece o jeitinho brasileiro). Contratavam artistas brancos para cantar as composições dos músicos negros.
Pronto, dinheiro no bolso!
Principalmente lembrando-se que naquela época, não se levava muito em consideração, que o compositor deveria ser pago. Na maoiria das vezes era roubo mesmo (isso deve ser mesmo coisa de brasileiro!).

Voltando à "Rocket 88" aí acima, a introdução de piano executada por Ike Turner, serviu de inspiração para Little Richards, em "Good Golly Miss Molly".
"Rocket 88" é umas das primeiras músicas a usar distorção ou guitar fuzz (causada por um acidente de estúdio) que com o passar dos anos tornou-se sinônimo de Rock'N'Roll.

A música de verdade, não tem raça, é feita de sentimentos, notas e tons, mas não tons de cor.
Ela é captada pela alma do artista, seja ele japonês, argentino, russo ou jamaicano.
O artista inspira a vida e expira música.



                                                                      Warren Haynes !!! Sassenhora!!!



                                                                              RAY !   Heh, heh, heh...



                                                                                Crowes, Black Crowes...



      Mr. Waters numa jam com uma galera que saiu da platéia, conhecida como The Rolling Stones...



                                                                Lynyrd Skynyrd e "Free Bird", um hino.
                          Linda letra com melodia calma até a metade e depois quebradeira sensacional.


Nossa homenagem a estes espetaculares músicos do sul dos USA:

T-Shirt masculina branca FREE BYRD da linha GROOVE LIMITED EDITION



 T-Shirt masculina preta FREE BYRD da linha GROOVE LIMITED EDITION

Ímã Gigante Laminado 30x45cm  FREE BYRD da linha GROOVE IN HOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!