quarta-feira, 13 de julho de 2011

DIA MUNDIAL DO ROCK


 Dia 13/07 se comemora o "Dia Mundial do Rock'n'Roll", definido por alguns estudiosos como "gênero musical, composto por 3 acordes, forte e insistente contratempo e melodia contagiante"! 


 Atribui-se ao discotecário ALAN FREED, também conhecido como "Moondog", enquanto trabalhava como DJ em uma estação de rádio, WJW, em Cleveland, Ohio, E.U.A., o batismo desse tipo de música como "Rock and Roll". Freed foi um dos primeiros radialistas a tocar "rhythm and blues" para uma audiência multi-racial, em uma época em que as tensões raciais nos Estados Unidos estavam no auge. Os negros americanos protestavam contra a segregação nas escolas, instituições e vida públicas. A doutrina racista "separate but equal" fora derrubada na Suprema Corte, mas na vivência e convivência das pessoas, não! 
Freed também organizou o primeiro grande concerto de "rock and roll", o "The Moondog Coronation Ball", em 21/03/1952.
O evento era na verdade um conjunto de cinco espetáculos apresentados em Cleveland. Já no primeiro show, a procura por ingressos foi enorme e o concerto teve de ser encerrado devido à superlotação. Posteriormente, Freed organizou muitos concertos de "rock and roll", marcados pela presença tanto de brancos quanto de negros, contribuindo ainda mais para introduzir estilos musicais afro-americanos para um público maior.

Depois do "The Moondog Coronation Ball", as gravadoras logo compreenderam que havia mercado formado também pelo público branco, para a música negra além do "rhythm'n'blues". Mesmo o forte preconceito e as barreiras raciais, não puderam parar as forças do mercado.
Assim, o "rock'n'roll" se tornou sucesso de um dia para outro nos E.U.A., depois atravessando o oceano para outros países, "onda" que voltou à partir de 1964, com a "Invasão Britânica"  aos E.U.A., com bandas como "The Beatles" , "The Rolling Stones", "Led Zeppelin" e tantas outras. 


Freed descreveu assim, em 1951: "Rock'n'Roll é um rio musical, que tem absorvido muitos riachos: rhythm'n'blues, jazz, ragtime, country, folk, gospel. Todos contribuíram para o "big beat".", todos ritmos musicais da cultura daquele momento.

Antes de definir o "rock", é preciso considerar o nascimento do "blues" - resultado da fusão da música negra americana e a européia. Este ritmo está nas raízes dos primeiros artistas de "rock" e seu nome vem da palavra "BLUE", que em inglês, além de "azul", significa "triste, melancólico". Essa música "doce-amarga", foi a base para a transformação sonora dos anos 50.
O "blues" nasceu como a voz dos escravos nos campos de algodão do Sul dos Estados Unidos.
Eles cantavam nas plantações, para imprimir um ritmo ao trabalho e para aliviar o peso e dureza do serviço. Enquanto os negros soltavam suas emoções, para os fazendeiros brancos, as "work-songs" deixavam os  escravos mais "alegres".
À partir de 1860, os "spirituals" - canções religiosas entoadas pelos negros africanos desde sua chegada à América, sofrem uma mudança fundamental. Além de apelar para Deus, os escravos passam a falar de suas dores de amor, através da música. 
Isso, é o "blues".
E também, depois que os escravos são libertos e começam a vagar pelo país, procurando lugar e como ganhar a vida, o lamento do andarilho das estradas, que acaba por chegar às cidades, adotar o microfone e a guitarra elétrica.

Neste ponto é que se encontra uma variação do "blues", essencial para a caracterização do "rock": o "rhythm'n'blues".
É a vertente "negra" do "rock"!
Reprimidos pela sociedade "wasp" ="white, anglo-saxon and protestant" (branca, anglo-saxônica e protestante), desde os tempos de escravidão, os negros se utilizavam da dança e da música para dar vazão aos seus sentimentos e protestos, que não poderiam fazer de outra maneira.
Caracterizado como a versão mais agressiva do "blues", o "rhythm and blues" ou R&B, se formou à partir da necessidade dos cantores se fazerem ouvir nos bares em que tocavam, já que o som dos instrumentos elétricos cubriam suas vozes.
Assim, a primeira forma de "rock" surge dessa base e da fusão com a música branca, a chamada "country and western" ( música rural dos E.U.A.), que ali representava também o sofrimento, mas dessa vez do pequeno fazendeiro, pobre, americano.


A escolha da expressão "Rock and Roll" para nomear esse gênero de música pode ter várias explicações. Músicas negras conhecidas, já aparecem fazendo essa referência desde 1919.
"Rocking and Rolling" (balançar e rolar) era uma gíria negra, que se referia a "dançar ou fazer sexo", uma metáfora para "To shake up, To disturb, To incite" (sacudir, perturbar ou incitar).
Também aparece se referindo ao movimento dos barcos (que transportaram os escravos) e ao movimento dos trens (que carregavam os grãos, saídos das "Plantations" do sul, através do país).
Pode ter vindo ainda dos trabalhadores, os "shakers", das ferrovias "Reconstruction South".
Esses homens, de maioria negra, obviamente, cantavam canções na batida do martelo, para manter o ritmo do trabalho. Ao final de cada linha em uma canção, balançavam seus martelos, para frente e para trás, para furar um buraco na rocha - ou rolar - para melhorar a "mordida" da broca.
Durante a "Guerra do Vietnã" - com o "rock" já espalhado pelos E.U.A e sucesso adotado pelos jovens, o termo "Rock and Roll" se referia ao disparo com uma arma automática, geralmente um Fuzil- M16, que os soldados empunhavam no quadril, como uma guitarra, dizendo...."Let's Rock and Roll". 

Bill Haley & His Comets

Apesar da gravação de "Bill Haley & His Comets", em 1955, "Rock Around the Clock" ter feito enorme sucesso, ter ficado em primeiro lugar na parada de sucessos da "Bilboard de R&B", ser citada por alguns como a primeira '" música de rock'n'roll", uma edição da revista "Rolling Stone", de 2004, assim como a grande maioria de historiadores do rock, argumenta que "THAT'S ALL RIGHT (MAMA)", de 1954, o primeiro "single" de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra, Bill Black no baixo, D.J. Fontana na bateria), para a SUN RECORDS, de Sam Phillips, em Memphis, Tennessee, E.U.A., foi o primeiro registro de "rock'n'roll" da história. 


ELVIS PRESLEY, chamado de "REI DO ROCK", que alguns hoje consideram irrelevante ou "brega" por completa e total ignorância = "característica daquele que ignora, não sabe, não tem conhecimento", foi o responsável por levar a mistura da música negra e branca = O ROCK, para a sala das famílias americanas e posteriormente para todo o mundo.

ELVIS PRESLEY - Fotógrafo ALFRED WERTHEIMER

Todos os grandes músicos de rock, de todos os tempos, vivos e já mortos (como John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards, Jimmy Page, etc) fazem reverência à ele, e dizem terem mudado completamente sua forma de enxergar a música e começado a sonhar em serem músicos, ao ouví-lo pela primeira vez. Lennon disse: "Antes de Elvis,..... não havia nada." 

ELVIS PRESLEY

ELVIS foi a primeira "marca" pessoal criada pela indústria fonográfica, com produtos generalizados produzidos em seu nome. Seu Show "Viva Las Vegas" foi o primeiro a ser transmitido via satélite, no mundo. Estima-se que tenha vendido até hoje, algo entre 1 e 2 BILHÕES de discos. O primeiro "grande astro" da música a ter sua carreira "dirigida e controlada". O primeiro a morrer pela conjunção "dinheiro demais, droga demais, fama demais", que não conseguiu administrar.

ELVIS PRESLEY

Tomava drogas prescritas por seus médicos, para dormir, acordar, agitar, acalmar, emagrecer, comer, relaxar, produzir, desacelerar, desestressar, acelerar, tantas, que consumiram sua voz, seu talento e sua vida.
Pena!!
ELVIS e os pais

ELVIS criança

O menino branco, lindo e pobre, do interior dos Estados Unidos, de voz, coração e alma negra, que morreu aos 42 anos, de ataque cardíaco, gordo, decadente e alucinado, se apresentando em Las Vegas, revolucionou a música, mudou o comportamento social, quebrou pesadas barreiras,  ajudou os movimentos pelos direitos civis, abriu portas, serviu de referência, foi e ainda é a voz e interpretação mais perfeitas, de tudo que simboliza e significa o "ROCK'n'ROLL"!  

ELVIS PRESLEY

ELVIS e o "HOUND DOG"


Quem IGNORA, devia procurar saber, mas principalmente, VER e OUVIR!!

ELVIS foi também o precursor do que conhecemos hoje como "Acústico" ou "UNPLUGGED".
Fez o seu "UNPLUGGED" em 1968, marcando seu retorno, depois de 7 anos sem se apresentar ao vivo. Aparece ainda acompanhado pelo grande guitarrista, com ele desde os tempos de Sun Records, Scotty Moore (referência para 10 dos 10 maiores guitarristas do mundo) e o baterista D.J. Fontana.
O baixista Bill Black, também acompanhou Elvis desde o início na Sun Records em 1954 até 1965,  ano em que faleceu por causa de um tumor no cérebro.

D.J. FONTANA, SCOTTY MOORE, BILL BLACK & ELVIS PRESLEY

 Seguem aí abaixo, trechos do "UNPLUGGED" de ELVIS.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!