Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook |
Nós relutamos em fazer um Blog.
Talvez seja uma coisa de geração. A nossa foi criada na rua, brincando e interagindo livre, no corpo a corpo. Até o uso do telefone, que era comunitário familiar, era controlado. Nosso tempo livre dos compromissos obrigatórios era gasto de forma física, usando o corpo. Praticando esportes, jogando, construindo ou descontruindo (rsrsrsrsrs) coisas. A atividade parada e mais mental, era ler livros. No nosso caso, muitos e bons livros.
Então, ter um Blog era uma coisa estranha.
Para nós, uma mistura engraçada de "Meu Querido Diário" adolescente com "Mostre e Conte" da escolinha infantil.
Além do mais, tinhamos geralmente irmãos, amigos e amigos dos irmãos sempre em volta. Por não termos sido acostumados a ficar em casa, sozinhos, parados na frente de nada; TV e videogame às vezes, mas sempre com alguém, pensávamos: "Quem iria querer saber que músicas a gente ouve, que assuntos nos interessam, que pessoas, coisas ou lugares achamos bacanas e especiais? Quem teria tempo livre e paciência para isso?"
Entrar para o FACEBOOK (nosso próximo desafio existencial), então!!?? Nem se fala!
A gente vem acompanhando as pessoas, umas mais rápido outras mais devagar, aderirem ao FB, gradativamente.
E para entender melhor esse fenômeno, fomos nos informar mais sobre nosso, até então, objeto de desprezo.
De novo, nos parecia apenas uma mistura de álbum de figurinhas, com álbum de retratos, com uma versão mega ampliada do BIG BROTHER, com uma pitada de revista CARAS e de fofocas.
Preconceituoso, né?? É!
Talvez uma característica de gente que tem muita informação inútil na cabeça. Isso deixa a pessoa levemente arrogante, meio desconfiada e bastante pragmática!
Mas é um fenômeno! E fenômenos sempre se mostram dignos de investigação e estudo.
Em algumas coisas, nossa intuição se confirmou!
O FB foi criado por um adolescente, para adolescentes, baseado nos anuários colegiais, livros com fotos e informações pessoais, que toda instituição de ensino americana faz de seus alunos.
Hospeda páginas pessoais, que são uma espécie de sumário digital da vida das pessoas, com fotos e informações. E se transformou em um grande vírus, se espalhando por todos os lugares do planeta, em velocidade exponencial.
Segundo seu fundador, MARK ZUCKERBERG, o sucesso de sua "infecção epidêmica" pelo mundo se deve a, diz: "As pessoas são mais "voyeurs" do que eu pensava".
Jovem, brilhante, polêmico e bilionário, foi esgrimista de sucesso, toca guitarra e canta ao mesmo tempo e faz da banda americana de punk rock "Green Day", exemplo para tudo que quer definir.
Filho de um dentista e uma médica de origem judaica, foi criado em Dobbs Ferry, cidade com 10 mil habitantes, no Estado de New York.
Se formou com honras no colegial e entrou em Harvard, em 2002, para estudar programação, mas seu domínio já era tanto que optou por psicologia, como diz: "Para entender melhor como as pessoas pensam".
Trancou a matrícula, aproveitando-se da regra de Harvard, que permite que qualquer aluno afaste-se pelo tempo que achar necessário, depois de ver uma palestra de Bill Gates dizendo: "Tirem um tempo, construam coisas".
De 1,75 metro, jeito tímido, fala acelerada, cabelos cacheados, rosto sardento ainda com marcas de espinha, uniformizado de jeans, camiseta, tênis ou chinelos, é um dos empresários mais ricos do mundo.
Ilustra a clássica história do menino apaixonado por tecnologia, que integra agora a seleta linhagem de empreendedores pós-adolescentes, que criaram um império bilionário.
Quem o conhece diz: "É irônico que tenha feito algo para as pessoas se socializarem, pois em grupo, se comporta como se tudo fosse premeditado". Recentemente, fez uma atualização de perfil no FB.
24/03/11
Mark Zuckerberg enfim atualizou seu status de relacionamento no Facebook
07:00 Ele é o criador da rede social, mas só nesta semana resolveu atualizar seu status de relacionamento, incluindo a informação sobre Priscilla Chan, com quem namora desde Harvard. Na atualização, Zuck ainda incluiu um comentário brincalhão - "Com um pouquinho de atraso", escreveu sobre o novo status, que, na verdade, já é bem antigo :-P A notícia é do Gawker. 24/03 Jacqueline Lafloufa
A atitude gerou ótimos comentários na net, do tipo: "Ahuahaua...Ele não sabia esse tempo todo onde publicar a informação. A interface é muito complicada" no FB ou no TWITTER: "AH VÁ! JURA??"
A atitude gerou ótimos comentários na net, do tipo: "Ahuahaua...Ele não sabia esse tempo todo onde publicar a informação. A interface é muito complicada" no FB ou no TWITTER: "AH VÁ! JURA??"
Talvez, prefira não expor muito sua intimidade! Vai saber, não é??!!
Com sua namorada Chan e seu cachorro "Beast", que tem 77 mil seguidores |
Para quem criou um site de relacionamentos, Mark não lidou lá muito bem com os seus, em sua subida de nerd antissocial a garoto prodígio.
Foi processado e fez acordos milionários com vários ex-parceiros colegas de Harvard, com quem trabalhou antes e depois de registrar o domínio TheFaceBook.com.
Acusado de plágio, pagou para encerrar o processo e diz: "A idéia de uma rede social já estava no ar".
Os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss e Divya Narendra, que processaram Zuck por plágio e ganharam |
Quando processado por seu colega de Harvard, o brasileiro Eduardo Saverin, sócio fundador e investidor no FB, que havia congelado as contas bancárias da empresa, resolveu a questão ao transferir os direitos de propriedade intelectual do Facebook para outra empresa, o que congelou o valor das ações de Saverin. Mesmo assim, um acordo foi feito e Saverin aparece em 2011, na lista das pessoas mais ricas do mundo da Revista Forbes. Como americano, pois é naturalizado.
Eduardo Saverin
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Vem colecionando desafetos em sua trajetória de sucesso.
A frase que o define, que corre pela net é:
"NÃO SE CONSEGUE 750 MILHÕES DE AMIGOS, SEM FAZER ALGUNS INIMIGOS".
Criou, através de aplicativos diferenciados e à frente das tendências no mercado de redes sociais, o hoje, maior site de compartilhamento de imagens do mundo, que deixou de ser apenas um álbum de figurinhas de amigos para se tornar HUBS (concentrador) da vida digital.
O Facebook cresceu como Mark queria, mas muito mais do que ele diz ter imaginado.
É um fenômeno global, sendo que 70% dos usuários são de fora dos Estados Unidos, onde o movimento vem caindo, mas crescendo proporcionalmente em países emergentes.
Mark diz: "As pessoas compartilhavam pouco, mas a tecnologia mudou isso. Queremos um mundo mais aberto, para que elas troquem mais informações entre si. A internet será mais social e o FB está bem no centro dessa transição".
A WEB como a conhecemos hoje, é baseada nos buscadores como o GOOGLE, que leva em conta o conteúdo dos sites e quantas páginas os apontam como referência em um determinado assunto, para ordenar resultados.
Mark quer que as pessoas recorram cada vez mais aos amigos com quem compartilham interesses e pontos de vista, como fonte de informação e, que no FB estabeleçam como, quando e quem pode obter esses dados.
PORQUE ????
"Há 10 anos, a briga era para manter o usuário dentro dos sites, hoje é para estar próximo dele, onde estiver", explica.
É para isso que a WEB caminha!
A rede de microblogs TWITTER, permite às pessoas enviarem mensagens de até 140 caracteres, para quem acompanha seus perfis. Um dos usos do site hoje é para se manter antenado nos acontecimentos. Quanto mais gente usa de forma mais precisa, o serviço identifica os assuntos mais quentes do último minuto.
O GOOGLE leva muito mais tempo para catalogar dados, como horas ou dias.
PARA QUE ????
"Mark sempre teve uma ótima noção dos motivos que levam as pessoas a usarem o site e aonde queria chegar", diz Sternberg, seu amigo.
Ser o mais popular da internet é um caminho seguro e eficiente para ser também um dos mais rentáveis. Hoje o FB conta não só com investidores americanos mas também chineses, alemães e russos. Pertence aos pedaços, à várias empresas tais como a MICROSOFT e a inglesa DST entre muitas outras e tem como um dos seus CEO's, o herdeiro do Washington Post.
O FB diz que 80% dos maiores anunciantes americanos estão no site. E fazendo uma forma mais eficiente de vendas: a propaganda segmentada.
Ter um bom volume de informação disponível é ótimo. Toda essa atividade registrada nos seus bancos de dados, fornece um arsenal valioso para criar propaganda cada vez mais direcionada aos interesses dos usuários. Eles detalham seus gostos, o que revela mais do que os padrões de visitas monitoradas por buscadores. Quanto mais segmentados e relevantes, mais retorno eles dão: o índice de cliques chega a ser 10 vezes maior.
Se alguém gosta de carros, por exemplo, verá anúncios dos últimos lançamentos das montadoras. Se gosta de pets, verá anúncios de ração, e assim por diante!
Além disso, anunciantes usam aplicativos para se promover, como o do BURGER KING, que exigia que usuários deletassem 10 amigos de seu perfil, em troca de 1 sanduíche, como também jogos e testes que podem ser indicados à amigos. Se bem bolados, são adotados em massa, gerando milhões em divisas.
"O FB criou a plataforma mais viral da história da computação", diz Lance Tokuda, um dos maiores fabricantes de aplicativos da internet, parceiro do Facebook.
"Zuck" sabe que precisa ir além dos anúncios para se tornar consideravelmente rentável. Dizem que o FB, fundado em 2004, ainda não dá lucro.
Então, a companhia estuda um esquema de pagamento para intermediar as compras de ítens virtuais, modelo já bem sucedido nos videogames e investe pesado em novas formas de entender melhor as informações coletadas de quem usa, para traduzi-las em propagandas ainda mais eficientes.
Ou seja, enquanto a gente vai compartilhando e ficando amigo, o mundo gira na mesma velocidade financeira que sempre girou.
Parece um pouco aquelas seitas religiosas, que pregam: "Com a sua ajuda, nada me faltará"!!
O Brasil é o país em que as pessoas passam mais tempo na internet. As taxas de uso das redes sociais aqui, lideram rankings globais, com até 87% dos usuários cadastrados em um serviço do gênero. Só em maio desse ano, o Brasil foi responsável por mais 1,9 milhão de novos inscritos no FB, um crescimento de 11% em relação ao mês anterior, totalizando algo em torno de 19 milhões de usuários, se aproximando rapidamente dos 32 milhões do ORKUT. Só perdemos para países como Indonésia (37mi), Turquia (28mi), Filipinas (24mi) e México (24mi).
Galerinha bacana, que a gente arrumou para compartilhar e sermos amigos!! Que tudo!!
Se pensarmos que uma quantidade absurda da população ainda não tem sequer um computador, que dirá internet banda larga, esse mercado ainda tem muito para crescer, daí o enorme interesse do FB em nossas vidinhas tupiniquins.
"Zuck" quando começou, sempre foi competitivo e descreveu da seguinte maneira sua função na empresa:
"Fundador, mestre, comandante e inimigo do Estado".
Não sabemos de que Estado ele estava falando, mas...
É frequentemente pintado como um garoto arrogante, que já teve um cartão de visitas em que vinha escrito: "I'm CEO....bitch".
Bem humorado, né??
Quem o defende diz: "Ele é muito inteligente e tem orgulho disso".
Morava em um apartamento alugado até janeiro de 2011, quando comprou uma casa simples, se levarmos em consideração que seu patrimônio aparece estimado na Revista Forbes desse ano, como algo em torno de US$14 Bilhões. Mas gastou nela uma fortuna em equipamentos e sistemas de segurança, com pavor de ser sequestrado.
Sem falarmos da economia que faz com roupas. Em sua vinda ao Brasil em 2009, para divulgar o FB e fazer palestras, usou a mesma roupa nos 3 dias de estadia aqui.
Quando pedido para imaginar o Facebook daqui há 25 anos, respondeu como que para sí mesmo:
"Em 25 anos, eu terei 52. E isso é assustador"!
Nossa conclusão foi que, sejam os BLOGS, as buscas ou o FACEBOOK, dá uma sensação estranha mesmo, como se fôssemos pequenos ratinhos de laboratório, tendo todos os nossos movimentos e reações observados, catalogados e analisados por um bando de cientistas loucos, com fins que nem sempre compreendemos.
Um pouco como no livro NINETEEN EIGHTY-FOUR, (1984) de Eric Arthur Blair, pseudônimo GEORGE ORWELL, publicado em 1949 e super atual. (RECOMENDAMOS A LEITURA!)
É de lá inclusive que foi retirada a expressão "BIG BROTHER", tão usada atualmente por nós.
Os BLOGS, parece que apesar de estarem perdendo terreno na concorrência pela preferência das pessoas, ainda serem lugares onde se faz necessário investimento, mais conteúdo, mais interesse, busca real por informação diversificada. E o tempo vai separar os bons dos ruins. Ou modificá-los. Ou matá-los.
Sobre o FB,.....bem,.....como é lá que as pessoas estão se encontrando e se manifestando, e como "Zuck", nós também temos interesse em saber o que todos pensam, gostam e sentem, bem,....provavelmente, muito em breve,......NOS VEREMOS POR LÁ!!
Atuando como ratinhos e cientistas, ao mesmo tempo!!
Sendo assim,.........................ATÉ BREVE!!
(Todos os dados técnicos deste post foram retirados de revistas especializadas em negócios)
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DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!