terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JAMES DEAN - LITTLE BASTARD!

JAMES DEAN

JAMES BYRON (homenagem de sua mãe ao poeta LORD BYRON) DEAN, ator americano, nasceu em 08/02/1931 e morreu jovem demais, em 30/09/1955, aos 24 anos.

JAMES DEAN

JAMES DEAN

JAMES DEAN

JIMMY, como era chamado pela família, aos 8 anos fazia aula de violino e sapateado, até perder sua mãe, vítima de câncer, quando foi viver e ser criado por tios, em uma fazenda.
A atriz Elizabeth Taylor, sua amiga e confidente, afirmou ter ouvido dele quando trabalharam juntos, que fôra abusado pelo pastor de sua igreja, aos 11 anos.

JAMES DEAN & LIZ TAYLOR

Considerado uma criança introspectiva, aos 14 participava de teatro estudantil.
Aos 17 anos, ganhou de seu tio Marcus, sua primeira moto, uma TRIUMPH.

JAMES DEAN

Aos 18 foi para Los Angeles, morar com o pai e a madrasta, estudar arte dramática e ganhou dele um CHEVROLET de segunda mão.
Abandonou a faculdade para estudar no Actor's Studios, em New York, com Lee Strasberg e trabalhava como garçon e cobrador de ônibus para se sustentar.

JAMES DEAN

JAMES DEAN

Aos 21 começou a participar de comerciais de TV. Aos 22, peças na Broadway, chegando a ganhar um "Tony Awards", de melhor ator do ano.
Começou a fazer cinema em 1954, aos 23 anos.

JAMES DEAN

Fora dos sets de filmagem, era conhecido por uma agitada vida social, fumava, bebia e possuía um enorme fascínio por carros e velocidade. Num bar de Hollywood, era conhecido como "Cinzeiro Humano", pois oferecia seu peito e pedia às pessoas que apagassem seus cigarros nele.

JAMES DEAN

JAMES DEAN

JAMES DEAN

JAMES DEAN

JAMES DEAN

JAMES DEAN

Existem registros de sua participação em várias provas e "track days" na Califórnia, entre 1954 e 1955.
JAMES DEAN - CORRIDA

Dedicado, assim que os primeiros exemplares do Porsche 550 Spyder chegaram aos Estados Unidos, através da importadora de Max Hoffmann, de Nova York, tratou de encomendar o seu.

JAMES DEAN - PORSCHE

Dean comprou o veículo na "Competition Motors", em Los Angeles, pouco depois de terminar o filme "Giant" - Assim Caminha a Humanidade, em 1955, lançado apenas em 1956.

JAMES DEAN - PORSCHE

O 550 Spyder havia faturado a tradicional "Carrera Panamericana" - corrida fronteira a fronteira, disputada em estradas abertas no México e gozava de prestígio nos circuitos europeus.

JAMES DEAN - PORSCHE

O carro de Dean trazia como diferenciais o número 130 gravado no capô e nas portas e a inscrição "Little Bastard" - Pequeno Bastardo, na tampa traseira.

JAMES DEAN - LITTLE BASTARD


Em setembro de 1955, Jimmy e seu mecânico particular, Rolf Wütherich, sairam com o propósito de ir para uma pista de corridas em Salinas, Califórnia, onde Dean tinha combinado competir. Embora, originalmente, o Porsche devesse ser transportado em um trailer, Dean mudou de idéia e decidiu dirigi-lo até lá, para se familiarizar mais com o carro.

 
JAMES DEAN - 550 PORSCHE

JAMES DEAN - CAMINHO PARA SALINAS

Ao dirigir em grande velocidade em direção a um entroncamento, não tendo conhecimento do jovem estudante (Donald Turnupseed) que se aproximava em seu carro e que não podia ser visto na outra extremidade do entroncamento, um cruzamento de nível, os dois carros colidiram, matando Dean, que teve sua coluna partida e severas hemorragias internas e ferindo seriamente seu mecânico.

TÚMULO - JAMES DEAN

CRUZAMENTO - JAMES DEAN MORTE

O ator morreu a caminho do hospital, fato que comoveu o país. Quando foi colocado na ambulância, seu mecânico ao lado, ouviu o último som emitido por Jimmy.
O jovem estudante sofreu apenas ferimentos na cabeça e no rosto.

RESGATE CORPO - JAMES DEAN

JAMES DEAN - CARRO - ACIDENTE

JAMES DEAN

" Estou destinado a morrer em  um desastre de automóvel", afirmou Dean, certa ocasião.
Alguns afirmam que Dean tinha vontade de morrer, outros colocam a culpa da sua morte prematura no amaldiçoado Porsche Spyder em que ele morreu. Diversas pessoas na época, fizeram comentários sobre a desagradável atmosfera que envolvia o carro.

JAMES DEAN - ACIDENTE - CARRO

A história de Dean não acabou ali e a do carro também não.
No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após sua morte, quando "Rebel Without a Cause" - Juventude Transviada chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Oscar, póstumamente. Em 1956, por "East for Eden" - Vidas Amargas (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por "Giant" - Assim Caminha a Humanidade, ambas por melhor ator. Ganhou dois prêmios  Globo de Ouro, em 1956, como melhor ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como ator favorito do público.
Mais do que por seu talento, James Dean entrou para a história como um símbolo de liberdade. É considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 50.
 
JAMES DEAN - "Sonhe como se você fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer hoje."


Quanto ao carro, uma lista quase sem fim de acidentes simultâneos aconteceram, da morte de Dean em diante, produzindo uma lenda nunca realmente confirmada sobre ele.
Diz-se que, os destroços do carro foram comprados pelo designer de carros, George Barris e enviados para uma garagem. Assim que o mecânico começou a descarregá-lo, o carro subitamente escorregou, caindo e quebrando as pernas do mecânico.
Em 1956, um médico, Dr. Troy McHenry, comprou o motor do carro, mas depois morreu, quando o veículo que dirigia com o motor escapou de seu controle, durante uma corrida de feira em Pomona.
Um outro médico, que tinha comprado a transmissão do automóvel que fora de Dean, ficou seriamente ferido quando seu automóvel com a transmissão instalada, rodopiou.
Dois pneus do Porsche de Dean foram vendidos para um aficionado por carros e, surpreendentemente, estouraram simultâneamente, alguns dias depois da compra, embora nenhum defeito pudesse ter sido encontrado neles.

CARRO JAMES DEAN

O que sobrou do carro de Dean foi soldado, oferecido a Patrulha Rodoviária da Califórnia e, ironicamente, apresentado em uma exibição especial, cujo tema era segurança. De forma bastante estranha, a garagem na qual o carro de Dean havia sido colocado para passar a noite, pegou fogo inexplicavelmente, queimando inclusive o prédio vizinho que ficou seriamente danificado, embora o carro tenha permanecido incrivelmente intacto.
A maldição então atacou de novo.
Alunos de uma escola secundária cercaram o carro, que estava sendo novamente apresentando como atração principal de uma exposição, cujo tema também era segurança. Sem nenhum aviso, o carro escorregou da plataforma em que estava e caiu, quebrando o pescoço de um menino.
Combinou-se então, que o carro seria transportado em um caminhão, para Salinas. Mas, por algum estranho motivo, o caminhão ficou incontrolável e o motorista foi violentamente arremessado de sua cabine. Então, o carro que fora antes a preciosidade de Dean, prossegiu sua carreira de acidentes, caindo da traseira do caminhão, golpeando e matando o motorista.
Em 1959, em New Orleans, o carro foi novamente posto em exposição e, desta vez, caiu literalmente aos pedaços. Depois que os consertos foram feitos, o Porsche foi mandado para a Patrulha Rodoviária da Flórida, para uma outra ( ? ) exposição de segurança. Ele foi então embalado em um engradado e embarcado para Los Angeles. Em algum lugar entre Miami e Los Angeles, o carro desapareceu misteriosamente. E, apesar das intensas pesquisas e buscas levadas a cabo, nunca foi encontrado.
Por fim, o mecânico que estava ao lado de Dean em seu acidente fatal e sobreviveu, faleceu dirigindo um Porsche (outro), em 1981.
O desaparecimento do carro, foi encarado por muitos como uma benção.

PORSCHE - CASCO - JAMES DEAN

A verdade é que essa história até hoje é um mistério.
Atualmente, a única peça comprovada do carro e certificada pela própria Porsche é o eixo de transmissão traseiro, sobre o qual se encontra algumas informações nesse site.
Depois de tudo, alguém seria capaz de instalar esse ítem único no seu carro?

JAMES DEAN

O mito James Dean permanece intacto até os dias de hoje. O jovem incompreendido, de aparência frágil e melancólica, é sem dúvida um dos maiores "CULT's" do cinema e está no primeiro escalão de estrelas eternas de Hollywood.
Certa vez disse: "Um homem só pode ser grande se conseguir ultrapassar a barreira entre a vida e a morte. Se conseguir fazer com que seu trabalho seja lembrado e valorizado por vários séculos."

JAMES DEAN

YOUNG JAMES DEAN


Um comentário:

  1. Bacana demais! Sintético e completo, passou informações que podem ajudar a conhecer um pouco um ícone que ainda permanece após 57 de sua partida. O filme passa um sentimento de "humanização" de Dean, principalmente por ter somente aqule violão ao fundo. Muito legal. Parabéns. Milton Almeida Jr.(facebook)

    ResponderExcluir

DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!