Por Luigi Russo
A guitarra elétrica completou 80 anos. Uma invenção que revolucionou as artes, a moda, a mídia, a indústria, uma geração... Criou um novo estilo de vida, muita polêmica, vários semi-deuses,
alguns deuses e deu vida a uma das mais poderosas manifestações humanas do século XX:
O Rock'N'Roll.
Já no século XIX se tentava dar mais volume ao som dos violões. Por volta de 1800, adquiriram a formação atual de 6 cordas e com a introdução delas em aço, aumentou-se assim o volume e a tensão. Em 1850, Christian Frederick Martin fez uma mudança (X-bracing) que reforçou a estrutura do corpo dos violões, então foi dando o primeiro passo na direção do que hoje conhecemos.
Na década de 1890, Orville Gibson esculpiu um corpo de guitarra que não só aumentou seu volume, como definiu o caminho para todos os fabricantes de instrumentos do início do novo século.
C F Martin Orville Gibson
Na segunda década do século XX, com as Big Bands, as gravações fonográficas e as rádios comerciais, intensificou-se a procura pela amplificação do som dos violões. Surgiram cada vez mais experiências com materiais e desenhos.
Por volta de 1931, Beauchamp e Rickenbacker construiram o primeiro captador eletromagnético. A partir daí, Rickenbacker produziu a primeira guitarra elétrica comercialmente viável.
A guitarra elétrica de Mr. Rickenbacker
Nos anos 30, o novo produto foi se transformando e se adaptando à nova tecnologia. A tentativa para resolver alguns problemas de distorções, tons e reverberações internas, levaram a experimentos com corpos sólidos e não ocos, até que um supervisor de produção da Gibson, músico e inventor chamado Les Paul, criou um instrumento ( chamado "the Log" ) com cordas de aço e captadores em um bloco sólido de pinho para minimizar avibrações do corpo.
Dez anos depois entra em cena Leo Fender, um reparador de rádio, que com várias mudanças e uma alavanca de distorção, criou outra lenda, sendo a primeira empresa a massificar a venda da guitarra.
Registro de patentes da Gibson Les Paul e da revolucionária Fender Stratocaster
Berço do bom e velho Rock'N'Roll
Thank's God for Martin, Gibson, Les Paul, Fender...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!