terça-feira, 28 de junho de 2011

A PERFEITA JAQUETA PERFECTO


Por Lutterbach

A jaqueta Perfecto, um clássico, ícone de estilo, foi criada pelos irmãos, filhos de imigrantes russos, Irving e Jack Schott (Schott Bros.- veja mais no site da marca) em 1928. Em seguida distribuída pela Harley Davidson e fornecida à partir de 1930 para a Força Aérea Americana.

                                                                                  
Em 1913 começaram a fabricar peças impermeáveis, em East Broadway, Manhattan, NY.  Em 1925, a usar zíper no lugar dos tradicionais botões. Como eram de couro, muito resistentes, rapidamente foram aprovadas pelos pilotos americanos. Quando os ex-combatentes retornaram para casa no pós guerra, mantiveram o hábito de usá-las e sua imagem ainda era associada a atos de heroismo.
Com a mudança de comportamento e perspectiva dos ex-soldados, o inconformismo dos jovens buscando um novo estilo de vida livre, começaram a ser incorporadas ao "street style".


A aparição do ator Marlon Brando, usando uma Perfecto, no filme "Wild One" (O Selvagem) em 1954, como Johnny, rebelde líder de uma gang de motociclistas, pilotando uma Triumph 650cc, e o início das corridas de motos em Hollister, Califórnia, as cercou com uma aura de "bad attitude".

MARLON BRANDO
    
Foram adotadas pelos rockers nos anos 60, pelos punks nos 70, pelos grunges nos 80 e como peça clássica que agora é, passou pela moda de rua, prêt-à-porter, alta costura, recebendo várias releituras através dos tempos, mas sempre carregando estilo e atitude.

JAMES DEAN

ELVIS PRESLEY


Apesar de estarem "na moda" novamente desde o inverno de 2010, as Perfecto já pertencem aquela lista dos objetos "must have" de qualquer guarda-roupa com alma, e agora, aparecem em tecidos variados e mais leves, se adaptando a vários climas e situações.
São uma peça de estilo, que vem com história, função e uso incontestáveis !!


Ganharam destaque com Madonna, em seu filme "Who's That Girl".

MADONNA

E com o cantor George Michael,  no vídeo de "Freedom", onde também aparecem "super models" do passado, como Naomi Campbell, Linda Evangelista, Cindy Crawford, Christy Turlington e Tatjana Patitz, que coloca fogo em uma, como sinônimo de libertação e proclama "Sometimes the clothes do not make the man" (As vezes as roupas não fazem o homem)!!



Podem ser também sinônimo de elegância e modernidade, atualidade e conceito !

Costume National - Y-3 - Bottega Veneta

O que importa afinal, é que vale a pena ter uma ! Com certeza será uma aquisição que poderá atravessar outras tantas décadas e continuar fazendo história, independente de estar "na moda" !
Basta achar o estilo que melhor se adapta e levá-la para passear!

MADONNA

Existe uma suposta autoria da Perfecto, atribuída a uma pessoa, John Perfecto (daí seria o nome) , ítalo-americano, que teria criado essa jaqueta em 1937, mas nenhuma biografia original ou dados documentados, comprovam essa informação.
Para muitos, o nome seria mesmo porque ELA É....PERFEITA!!!
Curiosidade: Segundo os "Schott Brothers" o nome Perfecto vem da marca de cigarros preferidos de Irving Schott.