A gente se pergunta.....é a roupa que "faz" a pessoa ou a pessoa que "faz" a roupa ???
Marilyn Monroe foi, e de certa forma ainda é, uma das mulheres mais influentes do mundo em se tratando de aparência e sensualidade.
Seus papéis no cinema sempre a retratavam como a mulher loura, linda e ingênua, ligeiramente burra, que seria o sonho de todos os homens.
Sua biografia, por outro lado, mostra uma mulher inteligente, questionadora e atormentada, com dificuldades em carregar a imagem que lhe atribuíram e que lhe trouxe visibilidade e sucesso.
Até hoje, vemos especialmente as mulheres, correndo atrás dessa imagem feminina e tentando alcançar padrões pré determinados de beleza e atração.
Marilyn, que nasceu Norma Jean, foi se moldando, se transformando, se adaptando até conseguir dar vida a essa mulher sonho de consumo.
Mas fica evidente, quando vemos seus filmes e suas fotos, que ela "era" alguma coisa especial, que ela "tinha" uma luz e beleza, que ultrapassam o esteriótipo da loura burra e submissa.
Atitude !! Aparece alguma coisa, nos olhos, no sorriso, no jeito de andar, de pegar nas coisas....alguma coisa que está lá e a gente não consegue definir muito bem.
Dia 19/06/2011, o vestido mais famoso da história do cinema, que Marilyn usou no filme "O Pecado Mora ao Lado" de 1955, foi leiloado em Los Angeles, e arrematado por telefone, por um anônimo, por US$5,6 milhões.
No filme, Marilyn aparece com ele, sobre um respiradouro do metrô de New York, que levanta seu vestido deixando suas pernas à mostra.
Claro que para aquela época, essa cena seria muito sensual e atrairia os comentários das pessoas.
Mas, o que se vê na cena, é também a reação e o sorriso daquela mulher, se divertindo com seu próprio corpo e o inusitado da situação.
E isso, ....essa sensação que ela passa,....sem dizer nada,....não tem roupa que transmita !
É a pessoa que "faz" a roupa ! Foi essa pessoa, que valeu agora US$5,6 milhões !
Outro vestido imortalizado por Marilyn, só que bem mais polêmico, também estava fazendo parte desse mesmo leilão.
É um vestido muito justo, quase transparente, coberto de brilhantes, que ela usou em uma apresentação ao vivo, filmada, em que canta "Happy Birthday Mr. President" , para o então presidente dos E.U.A. , John F. Kennedy.
Nas imagens, Marilyn atrasada, parece estar levemente bêbada ou drogada e canta de forma sexy, publicamente exposta, não para o presidente, mas para o homem com quem, dizem, tinha um caso amoroso na ocasião.
E o que se vê ali, é um vestido que brilha, é um corpo marcado e delineado, uma mulher linda de cabelos louros, cantando com uma voz infantil, meio desafinada, mas também aquela luz, aquele belo exemplar de alma feminina, entregue ao seu personagem, entregue ao seu amante, entregue ao seu papel e, principalmente..."fazendo" aquele vestido !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!