ITALIAN CANNOLI |
Os doces de origem siciliana CANNOLI, singular CANNOLO, do latin "CANNA" = pequeno tubo, são extremamente populares na cozinha italiana e hoje também nos E.U.A, introduzidos pelos imigrantes italianos no Séc.XIX.
Consistem em um tubo de massa frita crocante, recheados com creme de queijo mascarpone onde podem ser adicionados baunilha, chocolate, pistache, vinho Marsala, água de rosas, frutas cristalizadas e outras tantas coisas.
São originários da cidade de Palermo, e eram feitos em princípio nas comemorações do "CarneVale" italiano, provavelmente como símbolo de fertilidade e virilidade.
Para as famílias italianas, os cannoli são tão importantes, que até no filme "Godfather" (O Poderoso Chefão), de Francis Ford Coppola e Mario Puzo, de 1972, o personagem de Pete Clemenza (Richard Castellano) braço direito da família de Don Vito Corleone (Marlon Brando) diz a Rocco, que acabara de matar Paulie no carro (os doces estavam no banco de trás), "Leave the gun, take the cannoli" (Deixe a arma, pegue os cannoli), pois sua mulher o pede para não esquecê-los, quando voltasse para casa mais tarde.
Também no último filme da trilogia, de 1990, Connie (Talia Shire), irmã de Michael Corleone (Al Pacino), presenteia Don Altobello (Eli Wallach) e o mata, com uma caixa de cannoli envenenados.
Essas cenas clássicas do cinema, mostram que até um simples doce, quando cheio de atitude e personalidade, pode ser protagonista !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!