Os fabricantes não queriam correr riscos de comprometer sua produção, não vendendo determinado estilo ou perdendo vendas com peças esgotadas, sem conseguir atender a uma forte demanda.
Por isso surgiram escritórios especializados em estilo e caçadores de tendências. Seu laboratório de pesquisas começa nas ruas, observando o comportamento, atitude e o que as pessoas estão usando, principalmente em países onde a forma de se vestir é mais livre e inovadora, como Japão, Inglaterra, Itália e França. Essas atitudes de rua, geralmente aparecem até 2 anos antes de todos se acostumarem com elas e as considerarem imprescindíveis em seus guarda-roupas, seja uma necessidade real ou uma vontade supérflua.
Quanto às cores e materiais, são determinados geralmente com 2, 3 anos de antecedência, reunindo fabricantes, pesquisadores e criadores, que definem as cartelas e regras, levando em consideração vários fatores, como a capacidade de produção, custo de certo material e pigmento ou mesmo a necessidade de escoamento e desova de um determinado produto encalhado. Como também a previsão de maior safra de um alimento ou um excedente de algum insumo em escala mundial.
Junta-se a isso algum movimento social importante, alguma grande crise financeira ou acontecimento de proporções globais e forma-se uma tendência. Ou proposta.
Chega-se então a um ponto, em que é impossível determinar quem criou uma tendência. Elas não são criadas por apenas uma pessoa, também não representam ao pé-da-letra a vontade das ruas, nem uma imposição radical de apenas um interesse.
Aos estilistas e criadores, cabe o papel de dar vida a esses indicativos e torná-los reais. Inserir em contexto essas propostas, contribuindo para a sua uniformização na sociedade.
Logo, significa que alguém que a gente não sabe quem, em algum lugar onde a gente nem faz idéia, baseado em sei lá o que, determinou que a cor estrela do próximo verão 2012 vai ser o "LIMA". Sim, a fruta, gente!! A lima...cor de lima!!! E que a grande maioria da população do mundo vai usar alguma coisa da cor de uma fruta, que grande parte das pessoas nunca sequer pegou ou viu de perto. E nem sabe que é sem graça e levemente amarga! Talvez tenha visto e achou que era uma laranja muito desbotada. Vamos usar jeans cor de "degradado" e com "bigode" desbotado na virilha e algumas coisas como tecidos com textura "ouro líquido", não serão permitidas no "day wear". A "animal print" bacana é a pele de "piton" (cobra), superando a da onça, do tigre e da zebra (falsa, heim, por favor!!!)...não vão sair por aí matando as peçonhentas, que elas equilibram a natureza !! O cinza é o "new black". As bijouterias serão brancas ou douradas, mesmo que as pessoas gostem de prata, as argolas serão o brinco da vez (de novo) e o tomara-que-caia dá lugar as frente-únicas. E quem não tiver costas boas, que se rale !
Os sapatos, esses são um departamento à parte. Gostaríamos inclusive de saber quem foram os criadores de tendência, para poder falar à eles pessoalmente, nossas impressões. Mas,....
A marca italiana mundialmente famosa, PRADA, por exemplo, lançou alguns modelos de sapatos para sua coleção verão 2011/2012, que apareceram em versões "silêncio...gênios copiando", nas nossas passarelas tupiniquins. Eles "COMETERAM" alguns modelos, que não só foram admirados e adotados como "tendência" para nosso próximo verão, como temos certeza, serão usados com gosto por uma grande parcela de mulheres adoradoras de sapatos. Ou assassinas de estilo!
Alguns modelos inclusive, devem mesmo ter sido inspirados nas ruas do Japão, já que seus saltos parecem aqueles tamancos duros usados pelas japonesas tradicionalistas, que, falemos a verdade, não deixam o andar de ninguém lá muito interessante. Tipo uma mistura de gueixa com um leve problema de coluna! Outros parecem "patas de girafa", mas tudo bem, pois já tivemos a nem tanto tempo atrás, as botas "pata de bode". Girafas são bichinhos até mais bonitos que bodes !! E não são associadas ao "demo" !
Sendo assim, como eles já sabem há mais de 2 anos atrás, melhor dizendo, tem certeza, do que vamos querer usar agora,.....nos vemos por aí, há qualquer momento, em algum lugar desse Brasil, com nossas tendências "UpToDate", nos sentindo lindos e enturmados, nessa imensa aldeia global, de várias "tribos", numa tribo só.
Lançamentos na Europa - Verão 2011/2012 |
Coleção PRADA, Verão 2011/2012 |
Alguns modelos inclusive, devem mesmo ter sido inspirados nas ruas do Japão, já que seus saltos parecem aqueles tamancos duros usados pelas japonesas tradicionalistas, que, falemos a verdade, não deixam o andar de ninguém lá muito interessante. Tipo uma mistura de gueixa com um leve problema de coluna! Outros parecem "patas de girafa", mas tudo bem, pois já tivemos a nem tanto tempo atrás, as botas "pata de bode". Girafas são bichinhos até mais bonitos que bodes !! E não são associadas ao "demo" !
1 e 2 = Sandálias COLCCI - 3 e 4 = Sandálias OSKLEN |
1 e 2 = Reinaldo Lourenço - 3 = Glória Coelho - 4 = Tufi Duek |
Quem sabe o mérito seja do seguidor e não do criador , pois vai ser corajoso !
ResponderExcluirMeu comentário é: PUTZ... Como assim???
ResponderExcluirPrefiro usar a minha coleção passada hehehe...