quarta-feira, 22 de junho de 2011

A PRADA RECOMENDA

As tendências, ou aquilo que indica o caminho que a moda, design, gastronomia, comportamento, mobiliário, decoração e várias outras coisas vão seguir no futuro, nasceram da necessidade das empresas produtoras, desde a consolidação da revolução industrial e sua produção em larga escala e em série, de preverem o futuro.
Os fabricantes não queriam correr riscos de comprometer sua produção, não vendendo determinado estilo ou perdendo vendas com peças esgotadas, sem conseguir atender a uma forte demanda.
Por isso surgiram escritórios especializados em estilo e caçadores de tendências. Seu laboratório de pesquisas começa nas ruas, observando o comportamento, atitude e o que as pessoas estão usando, principalmente em países onde a forma de se vestir é mais livre e inovadora, como Japão, Inglaterra, Itália e França. Essas atitudes de rua, geralmente aparecem até 2 anos antes de todos se acostumarem com elas e as considerarem imprescindíveis em seus guarda-roupas, seja uma necessidade real ou uma vontade supérflua.
Quanto às cores e materiais, são determinados geralmente com 2, 3 anos de antecedência, reunindo fabricantes, pesquisadores e criadores, que definem as cartelas e regras, levando em consideração vários fatores, como a capacidade de produção, custo de certo material e pigmento ou mesmo a necessidade de escoamento e desova de um determinado produto encalhado. Como também a previsão de maior safra de um alimento ou um excedente de algum insumo em escala mundial.
Junta-se a isso algum movimento social importante, alguma grande crise financeira ou acontecimento de proporções globais e forma-se uma tendência. Ou proposta.
Chega-se então a um ponto, em que é impossível determinar quem criou uma tendência. Elas não são criadas por apenas uma pessoa, também não representam ao pé-da-letra a vontade das ruas, nem uma imposição radical de apenas um interesse.
Aos estilistas e criadores, cabe o papel de dar vida a esses indicativos e torná-los reais. Inserir em contexto essas propostas, contribuindo para a sua uniformização na sociedade.
Logo, significa que alguém que a gente não sabe quem, em algum lugar onde a gente nem faz idéia, baseado em sei lá o que, determinou que a cor estrela do próximo verão 2012 vai ser o "LIMA". Sim, a fruta, gente!! A lima...cor de lima!!! E que a grande maioria da população do mundo vai usar alguma coisa da cor de uma fruta, que grande parte das pessoas nunca sequer pegou ou viu de perto. E nem sabe que é sem graça e levemente amarga! Talvez tenha visto e achou que era uma laranja muito desbotada. Vamos usar jeans cor de "degradado" e com "bigode" desbotado na virilha e algumas coisas como tecidos com textura "ouro líquido", não serão permitidas no "day wear". A "animal print" bacana é a pele de "piton" (cobra), superando a da onça, do tigre e da zebra (falsa, heim, por favor!!!)...não vão sair por aí matando as peçonhentas, que elas equilibram a natureza !! O cinza é o "new black". As bijouterias serão brancas ou douradas, mesmo que as pessoas gostem de prata, as argolas serão o brinco da vez (de novo) e o tomara-que-caia dá lugar as frente-únicas. E quem não tiver costas boas, que se rale !
Os sapatos, esses são um departamento à parte. Gostaríamos inclusive de saber quem foram os criadores de tendência, para poder falar à eles pessoalmente, nossas impressões. Mas,....
A marca italiana mundialmente famosa, PRADA, por exemplo, lançou alguns modelos de sapatos para sua coleção verão 2011/2012, que apareceram em versões "silêncio...gênios copiando", nas nossas passarelas tupiniquins. Eles "COMETERAM" alguns modelos, que não só foram admirados e adotados como "tendência" para nosso próximo verão, como temos certeza, serão usados com gosto por uma grande parcela de mulheres adoradoras de sapatos. Ou assassinas de estilo!

Lançamentos na Europa - Verão 2011/2012

Coleção PRADA, Verão 2011/2012

Alguns modelos inclusive, devem mesmo ter sido inspirados nas ruas do Japão, já que seus saltos parecem aqueles tamancos duros usados pelas japonesas tradicionalistas, que, falemos a verdade, não deixam o andar de ninguém lá muito interessante. Tipo uma mistura de gueixa com um leve problema de coluna! Outros parecem "patas de girafa", mas tudo bem, pois já tivemos a nem tanto tempo atrás, as botas "pata de bode". Girafas são bichinhos até mais bonitos que bodes !! E não são associadas ao "demo" ! 

1 e 2 = Sandálias COLCCI - 3 e 4 = Sandálias OSKLEN
1 e 2 = Reinaldo Lourenço - 3 = Glória Coelho - 4 = Tufi Duek
Sendo assim, como eles já sabem há mais de 2 anos atrás, melhor dizendo, tem certeza, do que vamos querer usar agora,.....nos vemos por aí, há qualquer momento, em algum lugar desse Brasil, com nossas tendências "UpToDate", nos sentindo lindos e enturmados, nessa imensa aldeia global, de várias "tribos", numa tribo só.
Cuidado aonde pisam !!!! 
Jefferson Kulig


2 comentários:

  1. Quem sabe o mérito seja do seguidor e não do criador , pois vai ser corajoso !

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  2. Meu comentário é: PUTZ... Como assim???
    Prefiro usar a minha coleção passada hehehe...

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DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!