![]() AGENDA DE SHOWS NO BRASIL 15/06 – Bourbon Street - SP 16/06 – 10º Jazz Festival Brasil – Belo Horizonte - MG 18/06 – 3º Bourbon Festival - Paraty – RJ |
PLAYING FOR CHANGE – TOUR BRASIL
Depois do sucesso do CD/DVD “Songs Around the World”, que já passa das 50 mil cópias vendidas, o Playing for Change, banda e projeto musical que reúne músicos de todo o mundo, faz sua primeira turnê pelo Brasil, país onde registrou artistas para o volume 2 do trabalho, que chega às lojas esta semana.
PLAYING FOR CHANGE 2 - Continuando o visionário caminho criado na estréia do projeto Playing For Change - Songs Around The World, o produtor, cineasta e fundador do PFC, Mark Johnson, conseguiu reunir impressionantes colaborações em diversos estilos musicais e performances poderosas nesta continuação.
Playing For Change é um dos fenômenos culturais mais raros de 2009. A segunda parte desta jornada reúne CD e DVD, cujo repertório é uma coletânea global de culturas e ritmos com canções originais compostas para o álbum, bem como regravações de sucessos internacionais como "Redemption Song", de Bob Marley, "Higher Ground”, de Stevie Wonder, e "Imagine", de John Lennon.
"Songs Around The World - Parte 2 é uma continuação e evolução do nosso desejo de apresentar a música para inspirar o mundo", diz Johnson. "A viagem deste álbum leva-nos de um povoado no Mali para as favelas do Brasil, de New Orleans para a Índia, da Jamaica para o Japão. Paramos em 15 países e gravamos mais de 150 músicos. A qualidade de nossa tecnologia melhorou; soa e parece melhor".
Playing For Change sensibilizou o público em 2009, quando a sua versão da canção "Stand By Me" obteve mais de 30 milhões de visualizações no YouTube. Johnson e sua equipe juntaram a performance de 18 músicos de rua, um coro Sul-Africano e um grupo de tambor de índio americano em um clipe que contagiou a internet, após Johnson ter aparecido no programa da PBS Bill Moyers' Journal. A canção “Stand by Me" lançou as bases para o best-seller de CD / DVD Playing For Change: Songs Around The World, que estreou no Top 10 nas paradas da Billboard em abril de 2009.
Com a aprovação e apoio do Espólio Marley, o diretor procurou criar uma gravação verdadeiramente global de "Redemption Song". O vídeo destaca artistas como o músico japonês Hiromitsu Agatsuma, tocando o instrumento oriental shamisen, o guitarrista Jason Tamba e o vocalista Mermans Kenkosenk (ambos do Congo), além do cantor Stephen Marley. A gravação também apresenta uma performance da última turnê européia do The Wailers, juntamente com uma faixa com vocal de Bob Marley.
Confira o Vídeo de "Redemption Song":
As músicas no Songs Parte 2 formam uma compilação global, uma combinação estonteante de estilos, culturas e ritmos. O arranjo de Baaba Maal para a música de Bob Marley "Three Little Birds" tem um groove africano que é complementada por ritmos de oito percussionistas brasileiros, a guitarra blues de Keb' Mo', a batida reggae do baterista Courtney "Bam" Diedrick e a tabla de D. Chandrajit. Tinariwen, um grupo de músicos dos desertos do Norte de Mali, tocam um tipo de música que incorpora o blues americano, ritmos africanos e música folclórica Tuareg. Eles estabelecem o ritmo para "Higher Ground", de Stevie Wonder, e no seu próprio "Groove in G", um improviso que destaca a guitarra elétrica de Ag Alhabib, o shamisen de Hiromitsu Agatsuma e uma dúzia de bateristas e percussionistas indianos, africanos, jamaicanos e brasileiros, como também sutis improvisações de sitar, veena e tocadores de sarod.
O PROJETO - Em 2008, Playing For Change entrou em um empreendimento com a Concord Music Group, através do apoio do co-proprietário do selo, a lenda do entretenimento Norman Lear e o diretor-presidente de criação da Concord Music Group, John Burk. Esse empenho e perseverança da equipe da Concord foi essencial na história do Playing For Change, levando adiante a visão e inspiração da PFC para desenvolver-se.
Uma boa medida para qualquer movimento é o que traz de volta ao povo. É com essa missão que a Fundação Playing For Change trabalha - construindo, mantendo e ligando escolas de música em todo o mundo.
O primeiro projeto da Fundação, foi a Escola de Música Ntonga da África do Sul, inaugurada em 2009. Em seguida, a Fundação inaugurou três outras escolas de música – uma no Nepal, e outras em Gana, Mali e Ruanda, com mais escolas na fase de planejamento. Para manter contatos entre essas escolas, Playing For Change está trabalhando com os engenheiros da NASA. A idéia é oferecer aos países do terceiro mundo a capacidade de conectar-se com o mundo exterior, através da Internet.
"Recentemente, nós fomos para o MIT, em Boston, com os engenheiros da NASA", diz Johnson. "Tivemos alunos de música da High School de Boston, conectados em tempo real com as crianças em nossa escola na África do Sul. Eles estavam se apresentando e interagindo uns com os outros e, ao final da sessão, estavam apaixonados uns pelos outros. Todos preconceitos foram apagados. Essa é a motivação por trás da Fundação PFC".
Para mais informações, visite o site http://www.playingforchange.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DIZ AÍ, QUE A GENTE QUER TE OUVIR!?!